domingo, 26 de junho de 2011

TIMÃO DÁ UM CHOCOLATE NO SÃO PAULO

FONTE: http://espn.estadao.com.br/corinthians/noticia/199328_APOS+HAT+TRICK+LIEDSON+DIZ+QUE+GOLEAR+SAO+PAULO+E+COMO+SER+PAI+OUTRA+VEZ

Após hat-trick, Liedson diz que golear São Paulo é como ser pai outra vez 

O atacante Liédson foi o principal personagem da goleada do Corinthians por 5 a 0 no clássico sobre o São Paulo neste domingo, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Autor de três gols, o jogador comparou a alegria proporcionada pelo resultado à de ser pai.
"Não tem nem explicação. É como se tivesse sido pai mais uma vez. Tive a felicidade de fazer três gols, amanhã ou depois alguém fazer outro. O importante é que os gols estão aparecendo e estamos saindo com a vitória", disse o jogador após o triunfo no Pacaembu.

Com o resultado, o Corinthians chegou aos 13 pontos e está na segunda colocação, atrás somente do próprio São Paulo, mas com um jogo a menos. Na próxima rodada, o Corinthians visita o Bahia e pode chegar à ponta da tabela se vencer e o São Paulo não ganhar do Botafogo.








Rogério buscou a bola dentro da rede após gols Liedson por três vezes neste domingo

sábado, 25 de junho de 2011

LIBERTADORES DA AMÉRICA 2011

A terceira estrela está bordada na camisa do Santos. Na raça!

Fibra e um jogador que, longe de sua melhor atuação, sempre deixa sua marca na decisão. Na primeira partida da final da Copa do Brasil de 2010, Neymar fez gol. Fez os dois na derrota para o Santos André que valeu o título paulista de 2010. Também marcou, com a imensa colaboração de Júlio César, o gol do título paulista de 2011.

O gol que começou a bordar a terceira estrela na camisa branca do Santos nasceu no pé de Arouca, de dois passes bizarros no primeiro tempo e um passe brilhante no início da segunda etapa. Finalizado por Neymar. Se o goleiro Sosa vacilou, Neymar levantou a cabeça e olhou o gol, o que sempre faz diferença na hora de finalizar.

Então veio a atuação esplêndida de Danilo, seguro na defesa, autor do segundo gol. Sempre com o auxílio de Adriano, um leão, que impediu Martinuccio de tocar na bola durante os 120 minutos da final, os primeiros 90 em Montevidéu, os finais no Pacaembu.

O tricampeonato premia uma geração talentosa nascida no Santos, como nos maiores times da história desse clube que vai bem sempre que olha para dentro de sua história. É também um prêmio a quem definiu sua estratégia no nome do fundo de investimentos que criou -- com críticas da oposição por incluir investidores que participam do grupo de apoio à direitoa. O fundo se chama Terceira Estrela.

O plano não tinha esse nome apenas pela Libertadores. Tinha pelo Mundial.
Já se sabe que o Real Madrid -- e provavelmente outros clubes -- desembarcarão no Brasil para pagar os 45 milhões de euros que liberam Neymar. O Santos tentará convencê-lo a ficar, nem que seja apenas até o Mundial para tentar, quem sabe, uma final contra o Barcelona.

Se tiver Neymar, o Santos não será favorito. O Barça, sim. Mas como é o Santos o único clube que trabalha para inserir o Brasil no centro da economia do futebol mundial, a torcida acreditará até o fim.

Veja abaixo, o retrospecto entre Santos e Barcelona em todos os tempos, colaboração do historiador Guilherme Guarche, do Santos:

28/6/1959 - Barcelona 1 x 5 Santos
2/7/1960 - Barcelona 4 x 3 Santos
12/6/1963 - Barcelona 2 x 0 Santos
1/9/1974 - Barcelona 4 x 1 Santos
25/8/1998 - Barcelona 2 x 2 Santos

fonte:http://espn.estadao.com.br/pauloviniciuscoelho/post/198866_A+TERCEIRA+ESTRELA+ESTA+BORDADA+NA+CAMISA+DO+SANTOS+NA+RACA

CURIOSIDADES SOBRE O EGITO ANTIGO

15 curiosidades fascinantes do Egito antigo.

O Egito antigo foi uma das mais incríveis civilizações que já viveram sobre à terra. Seus mistérios e conhecimentos são usados hoje como base de ensinamentos em várias ordens secretas e escolas esotéricas. O Egito antigo, é com certeza a civilização mais dotada de mistérios e conhecimentos que já existiu. Um de seus maiores símbolos - as pirâmides - até hoje são motivo de estudos e segredos, pois o objetivo da construção dessas incríveis obras é desconhecido. O excelente site americano List Verse, fez uma ótima lista com 15 curiosidades a respeito do antigo Egito.


Curiosidades 1 - 5



1 - Um Faraó nunca deixava seu cabelo ser visto, ele sempre vestia uma coroa ou um toucado chamado nemes, que ficou famoso com a máscara dourada de Tutankamon (foto acima).

2 - Para afastar as moscas de perto, Pepi II do Egito sempre mantinha vários escravos nús perto dele. Os corpos dos escravos eram untados com mel, para atrair as moscas.

3 - Tanto as mulheres quanto os homens egípcios usavam maquiagem. Eles acreditavam que a maquiagem tinha poder de cura.

4 - Como o uso de antibióticos só foi possível a partir do século 20, a medicina popular era muito famosa antigamente. Os egípcios, por exemplo, usavam pães mofados para curar infecções.

5 - As crianças egípcias não usavam roupas até à adolescência. Isso se devia às altas temperaturas da região. Os homens egípcios vestiam saias e as mulheres vestidos.



Curiosidades 6 - 10



6 - Ninguém sabe quem destruiu o nariz da Esfinge (imagem acima). Segundo lendas, o nariz teria sido arrancado por balas de canhão da artilharia de Napoleão Bonaparte ou também por tropas britânicas, até mesmo pelos mamelucos. Todavia, desenhos da esfinge feitos por Frederick Lewis Norden em 1737 e publicados em 1755 já ilustram a estátua sem o nariz. O historiador egípcio al-Maqrizi, do século XV, atribui o vandalismo a Muhammad Sa?im al-Dahr, um fanático sufi que, em 1378, após observar que camponeses deixavam oferendas à esfinge na esperança de aumentar suas colheitas, teria destruído a parte mais frágil da estátua.

7 - Os egípcios ricos usavam perucas enquanto os mais pobres deveriam usar cabelos longos que podiam ser amarrados com rabo de porco. Até os doze anos, os garotos egípcios tinha que manter a cabeça raspada, para os proteger de pulgas e piolhos.
8 - Os egípcios acreditavam que a terra era plana e redonda (como uma pizza) e que o Rio Nilo descia para o centro dela.
9 - Os soldados egípcios eram usados como uma força policial interna. Também eram usados para coletar impostos para o Faraó.
10 - Em todos os templos no Egito antigo os faraós podiam realizar as obrigações dos altos sacerdotes, mas geralmente seu lugar era ocupado por um sacerdote chefe.


Curiosidades 11 - 15



11 - A primeira pirâmide (A Pirâmide de Degraus de Djoser construída por volta de 2600 a.C. - foto acima) originalmente tinha 62 m, com uma base de 109 m x 125 m, e era revestida por pedra calcária branca polida. Ela continha 15 portas, mas apenas uma delas abria.
12 - A mulher no Egito antigo gozava de igualdade legal e econômica com o homem. Apesar disso, não gozavam de igualdade social com o homem.

13 - Ao contrário da crença popular, esqueletos encontrados mostram que os construtores das pirâmides eram realmente egípcios que tinham a confiança do Faraó para trabalhar nesse grandioso projeto. Anotações feitas nas pirâmides mostram que eles tinham orgulho desse trabalho e que se dividiam em grupos.
14 - Quando um corpo era mumificado, seu cérebro era removido por uma de suas narinas e seu intestino também era retirado e colocado em jarros. Cada orgão era colocado em um jarro separado. O único orgão interno que não era removido era o coração, pois os egípcios achavam que ele era a morada da alma.

15 - Ramsés O Grande teve oito esposas oficiais e quase cem amantes. Ele viveu até 1212 a.C. quando morreu com 90 anos.

fonte: http://uefoda.blogspot.com/2008/09/15-curiosidades-fascinantes-do-egito.html

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CURIOSIDADES SOBRE A CIVILIZAÇÃO MAIA

A civilização Maia se concentrava na América Central e do Sul, e era a única a ter uma linguagem escrita na época pré-colombiana. Os Maias também são conhecidos pela sua arte, arquitetura, matemática e sistema astronômico. Existem várias concepções erradas sobre esta incrível civilização, então confira esta lista para descobrir várias curiosidades sobre os Maias!
10. Alguns Maias ainda vivem na sua região original
os maias
Atualmente, mais de sete milhões de Maias vivem nas suas regiões originais, e muitos ainda mantêm muito de sua cultura ancestral. Alguns estão integrados com a cultura dos países onde vivem, mas muitos ainda utilizam a linguagem Maia como idioma principal.
As maiores populações dos Maias modernos habitam os estados mexicanos de Yucatán, Campeche, Quintana Roo, Tabasco e Chiapas. Na América Central, eles costumam ser encontrados em Belize, Guatemala e nas regiões oeste de Honduras e El Salvador.
9. A infância Maia
os maias
A civilização Maia desejava características físicas específicas de seus filhos, e faziam intervenções para alcançar este padrão. Quando a criança ainda era pequena, blocos de madeira eram empurrados contra sua testa para que ela ficasse mais achatada. Outra intervenção era feita para deixar as crianças vesgas. Objetos eram balançados na frente de recém-nascidos, até que eles ficassem estrábicos.
Outra curiosidade é que os Maias davam os nomes de seus filhos de acordo com o dia em que eles nasciam. Cada dia do ano tinha um nome feminino e um masculino, e esta era uma tradição seguida fielmente pelos pais.
8. As habilidades médicas
os maias
A saúde na sociedade Maia era uma mistura entre ciência, religião, mente e corpo. Poucos cidadãos estudavam a medicina a fundo e praticavam feitiçarias, de modo a curar, ver o futuro e controlar eventos naturais. A medicina tinha uma forte relação com a religião, mas as práticas médicas dos Maias eram muito avançadas. Sabe-se que os médicos realizavam suturas com cabelos humanos, cuidavam de fraturas, e até faziam próteses dentárias.
7. Sacrifícios humanos
os maias
A tradição Maia sempre teve o costume de realizar sacrifícios de sangue por motivos religiosos e médicos, e muitos Maias ainda realizam este tipo de sacrifícios. Mas não se preocupe, hoje em dia o sangue humano foi substituído pelo de animais para realizar as tradições ritualísticas de seus ancestrais.
6. O uso de analgésicos
os maias
Mesmo na época pré-colombiana, o conhecimento médico dos Maias permitia que eles utilizassem plantas como analgésicos. Plantas alucinógenas utilizadas em rituais religiosos eram também usadas com este propósito.
5. Quadras de esportes
os maias
O jogo mesoamericano era um esporte com associação com rituais, jogado por até 3 mil anos antes da chegada de Colombo na América. O esporte sofreu várias modificações com o tempo, e uma versão do jogo, chamada de ulama, ainda é jogada em alguns lugares pela população Maia atual.
As quadras de esportes eram utilizadas como uma área para rituais religiosos e culturais e para os jogos. A quadra eram feita em formato da letra “I” maiúscula, e o jogo era realizado com uma bola mais ou menos do tamanho de uma bola de vôlei, feita de borracha (extraída de vegetais) e bem pesada. A decapitação é muito associada com o jogo, e há especulações que cabeças decepadas e caveiras eram utilizadas como bolas no jogo.
4. Saunas
os maias
Uma espécie de sauna era um importante elemento de purificação para os Maias. Essas “saunas” eram construídas com paredes e teto de pedras, com uma pequena abertura no topo. A água entrava por este buraco e entrava em contato com as rochas quentes, produzindo vapor para retirar impurezas do corpo, segundo a crença da civilização.
3. O último Estado Maia
os maias
A cidade de Tayasal foi o último reino Maia, e acabou apenas em 1697, quando padres espanhóis entraram em contato com o rei Maia e dominaram a população do local.
2. A vida continua
os maias
Ao contrário do que é muito divulgado, os Maias não têm um calendário, e sim vários calendários – e nenhum deles afirma que o mundo vai acabar em 2012. O que ocorre é que a mitologia Maia acredita que o mundo está na sua quarta “criação”. A última criação acabou em 12.19.19.17.19, na linguagem de um de seus calendários, e esta sequência irá se repetir no dia 20 de dezembro de 2012.
Esta data será, entretanto, marcada pelo fim de um ciclo e o início de outro, para os Maias, e não o fim do mundo, como o ano novo para a civilização ocidental.
1. Mistério antigo
os maias
O fim da civilização Maia ainda é um mistério muito debatido. Durante os séculos 8 e 9, as grandes cidades Maias foram entrando em declínio e depois foram abandonadas, deixando para trás uma arquitetura incrível e sinais da civilização. Algumas teorias acreditam que isso aconteceu devido à superpopulação, invasão de estrangeiros, revoltas da população e até problemas com as rotas usadas para trocas comerciais.
Outras teorias, entretanto, afirmam que o declínio pode ter ocorrido devido a desastres ambientais, como doenças e mudanças climáticas. Existem evidências que a população excedeu a capacidade de seu solo, acabando com o potencial da sua agricultura e caça. Atualmente, alguns estudiosos acreditam que uma seca de mais de dois séculos possa ter acabado com a civilização.
FONTE: http://hypescience.com/21479-10-incriveis-fatos-sobre-a-civilizacao-maia/

quinta-feira, 16 de junho de 2011

POLÍCIA

OLÍCIA CIVIL » Preso em Caruaru um dos bandidos mais procurados do Rio Grande do Norte

Publicação: 16/06/2011 16:14 Atualização: 16/06/2011 16:17

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR


 (Polícia Civil/Divulgação)
A Polícia Civil divulgou nesta quinta-feira (16) a prisão de um dos bandidos mais procurados do estado do Rio Grande do Norte. Marcelo Henrique da Silva Oliveira, o Colorau, de 27 anos, chefe de uma quadrilha responsável por diversos assaltos na cidade de Natal e por promover rebeliões em presídios do estado, foi detido na tarde dessa quarta (15) no Agreste de Pernambuco por agentes da Delegacia de Caruaru que compõem a Equipe Malhas da Lei.

Marcelo foi preso em casa, na rua Niterói, no bairro de Divinópolis, após uma denúncia anônima. O suspeito ainda tentou fugir pelos fundos da residência e se desfazer da arma que portava, um revólver calibre 38, quando recebeu voz de prisão.

Dentro da casa os agentes encontraram uma pequena quantidade de cocaína que segundo o preso era para consumo pessoal. Marcelo utilizava uma identidade falsa, em nome de Silas Ribeiro, com a sua foto. Em depoimento ele disse ter falsificado o documento para realizar compras no comércio de Caruaru.

Além do mandado de prisão pelo crime de roubo, ele também responde por crimes no Rio Grande do Norte. Marcelo foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, falsidade ideológica e tráfico de drogas e seguiu ainda ontem para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, onde ficará à disposição da justiça.
FONTE: http://www.dnonline.com.br/app/noticia/cotidiano/2011/06/16/interna_cotidiano,73130/preso-em-caruaru-um-dos-bandidos-mais-procurados-do-rio-grande-do-norte.shtml
 
ESSE MARGINAL FOI PRESO MAS, QUANTO TEMPO SERÁ QUE VAI FICAR NA PRISÃO? ACHO QUE APENAS UNS 3 DIAS. NESTE PAÍS NÃO EXISTE JUSTIÇA PARA QUEM TEM DINHEIRO, ESSE MARGINAL DEVE TER ALGUM ESCONDIDO E JÁ CONSEGUIU ADVOGADO PARA A SUA DEFESA. É UMA VERGONHA. 

LIBERTADORES DA AMÉRICA



Foi um jogo bem disputado, com oportunidades de ambos os lados, principalmente do Peñarol, em atmosfera realmente futebolística, em estádio histórico e com torcida de verdade. Faltou o gol. Faltou mais futebol ao Santos, mas nada que desespere quem é apaixonado pelo time da Vila, afinal, esta foi apenas a primeira metade da decisão.

E na segunda metade os santistas terão uma vantagem, apenas uma: o campo. Vantagem meramente teórica, é bom destacar, afinal, nas três fases anteriores de mata-mata nesta Libertadores, os carboneros alcançaram, longe de casa, os resultados de que precisavam. E com direito a uma virada para 2 a 1 em cima do Internacional, em Porto Alegre.

Será fundamental para o Santos contar com o futebol de Neymar em grande jornada, algo que não aconteceu em Montevidéu. Esperar por Paulo Henrique Ganso a ponto de depender do camisa 10 é algo arriscado demais após a inatividade do talentoso meia. Já o jovem atacante, em forma e com ritmo de jogo, é o nome mais adequado para decidir.

Mas é bom que Neymar se preocupe em jogar futebol, o que ele faz como poucos. No Centenário levou cartão amarelo por simular falta. Ainda não consegui ver o tal toque do adversário que o teria feito sentir terríveis dores. Pode até ter acontecido, mas aí o santista pagou a conta pelo que ele mesmo construiu, em alguns casos com apoio de quem o cercava.

Sim, Neymar ficou manjado como cai-cai. Desmanchar tal fama leva tempo e, não se engane, árbitros mais atentos nesse tipo de comportamento levam esse currículo em consideração quando têm que tomar a decisão ali, na hora. Se ficar mais tempo de pé e preocupado apenas em jogar bola, Neymar apagará, aos poucos, esse rótulo que hoje o prejudica.

Também alega que o árbitro paraguaio Carlos Amarilla o ameaçou. Fica a palavra dele momentos após o jogo contra qualquer argumentação que o apitador guarani possa apresentar. Será que foi isso mesmo? Neymar não teria exagerado, entendido mal, ou apenas tentado desviar o foco? Sinceramente não sei, afinal, não vi tal diálogo.

Mas vi Neymar apresentar alguns lampejos. É pouco. Ele pode fazer mais, E o Santos precisa que seu principal jogador faça mais. Então, o melhor é esquecer o árbitro, lutar contra o vício de cavar faltas como se fosse um perna-de-pau cai-cai qualquer e decidir a Libertadores aos 19 anos. Dessa maneira, Neymar estará fazendo história.


Carlos Amarilla observa o lance do qual participa Neymar: será que o paraguaio o intiidou mesmo? Carlos Amarilla observa o lance do qual participa Neymar: será que o paraguaio o intimidou mesmo?
FONTE: http://espn.estadao.com.br/maurocezarpereira

CONCORDO COM O JORNALISTA EM AFIRMAR QUE A DISPUTA ESTÁ ABERTA MAS, SERÁ QUE O NEYMAR VAI TER CABEÇA "FRIA" PARA ENFRENTAR A MARCAÇÃO CERRADA DOS URUGUAIOS NOVAMENTE SEM SER EXPULSO. ACHO QUE CASO ELE SEJA EXPULSO, SIMPLESMENTE GOOD BY LIBERTADORES A NÃO QUE O GANSO MOSTRE TODO O POTENCIAL QUE TEM. FORÇA PEÑAROL. 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

NBA PLAYOFFS

Curiosidades do jogo 4 das finais da NBA

por Everaldo Marques, blogueiro do ESPN.com.br
Alguns números da partida de ontem, vitória do Dallas no quarto jogo das finais da NBA:

- Esta foi apenas a terceira vez na história das Finais que três jogos seguidos foram decididos por até três pontos de diferença. As outras aconteceram em 1947 e 1948, nas duas primeiras temporadas da liga.

- Dallas chegou a estar perdendo por nove pontos de diferença em determinado momento do último quarto, mas fechou o período com placar de 21 a 14 para vencer a partida. Esta foi a sexta vitória dos Mavericks nos playoffs deste ano em jogos que o time começou o último quarto perdendo. A marca iguala o recorde de viradas no último quarto em uma única pós-temporada, estabelecido pelo Detroit Pistons em 1989.

- Nos últimos 9min58s do jogo de ontem, Dallas marcou 21-9 e cometeu apenas um erro. Miami devolveu a bola de graça sem arremessar cinco vezes nos minutos finais.

- Nos últimos 7min30s da partida, quem mais tentou arremessos por Miami foi Mike Miller (0-3). Wade fez três pontos, Chris Bosh anotou dois (ambos em lances livres) e Lebron James chutou apenas uma vez.

- Os oito pontos ontem representaram a pior performance de playoff da carreira de Lebron James. A marca anterior, de dez, ocorreu no jogo 1 das finais da Conferência Leste em 2007.

- Números de Lebron no último quarto dos quatro jogos das finais até aqui: jogo 1 (5pts); jogo 2 (2pts); jogo 3 (2pts); jogo 4 (0pt)

- Considerando só o último quarto, Dirk Nowitzki acumula 44 pontos em 4 jogos, com 50% de acerto nos arremessos de quadra (12-24), acertou todos os 18 lances livres e pegou 14 rebotes.

- Dirk Nowitzki errou seu primeiro lance livre na série no terceiro quarto do jogo de ontem, depois de acertar as primeiras 26 tentativas. Foi a série mais longa de lances livres sem erro desde os 28 de Clyde Drexler em 1992, pelo Portland Trail Blazers contra o Chicago Bulls.

- Na história das finais, 26 vezes a série decisiva chegou a estar empatada em 2 a 2. O vencedor do quinto jogo faturou o título em 19 vezes, ou 73,1%. 
fonte: http://espn.estadao.com.br/NBA/post/196170_CURIOSIDADES+DO+JOGO+4+DAS+FINAIS+DA+NBA
 
NÃO ASSISTI ESTE JOGO, MAS SEI QUE FOI UM ESPETÁCULO JÁ QUE ESTE É O MELHOR BASQUETE DO MUNDO. 

O LIVRO DO MEC É RIDÍCULO

Livro do MEC 'ensina' que 10 - 7 é igual a 4

O Ministério da Educação distribuiu material didático a escolas públicas rurais de ensino fundamental com diversos tipos de erro.

Um dos volumes destinados à matemática diz que 10 menos 7 é igual a 4. A resposta correta, na verdade, é 3.

As falhas foram divulgadas ontem pelo próprio MEC, que informou ter descoberto o problema e pedido à Controladoria-Geral da União (CGU) que abra sindicância para apurar quem é o responsável pelas falhas.

O material custou R$ 14 milhões.

Além de erros em contas de subtração, os livros têm frases incompletas e erros banais de revisão — o número da página a que se referem as respostas de um exercício, por exemplo, é informado equivocadamente.

Os problemas foram detectados na coleção do Programa Escola Ativa, editada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).

A abertura da sindicância pela CGU será oficializada na segunda-feira.

Mas os erros na publicação já provocaram uma baixa no governo: o secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos, André Lazaro, pediu demissão ontem.

Ele era o chefe da Secad até o ano passado, quando os livros foram editados e distribuídos.

O ministério já orientou as Secretarias de Educação nos estados e municípios a suspenderem o uso da coleção Escola Ativa.

Foram tantos os problemas encontrados que o MEC desistiu da ideia de editar uma errata.

A partir de 2013, a ideia é refazer a coleção, que será incorporada ao Programa Nacional do Livro Didático.

Nas próximas semanas, os coordenadores regionais e municipais do Escola Ativa deverão reunir-se em Brasília para debater formas de contornar as falhas, evitando que os exemplares vão para a lata do lixo.

O Programa Escola Ativa existe para prestar apoio às escolas rurais em todo o país, com ênfase no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A coleção contém 35 volumes destinados a professores e alunos das séries iniciais de ensino fundamental, das chamadas turmas multisseriadas: numa única sala, um mesmo professor leciona para alunos da 1.ª à 4.ª série.

A tiragem foi de 200 mil coleções (7 milhões de exemplares), mas o MEC diz não saber se todos os volumes contêm falhas ou se elas teriam ficado restritas a um lote de impressão.

O material foi distribuído às Secretarias de Educação estaduais e municipais, que deveriam repassá-las a 39.200 escolas rurais, que atendem 1% do total de alunos nessa etapa, no país.

O secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, diz que o pedido de sindicância à CGU tem como objetivo saber: 1) Por que ocorreram as falhas?; e 2) Quem foram os responsáveis?

— Temos que saber por que esse erros ocorreram. Por isso, solicitamos que a CGU faça a apuração — disse Paim Fernandes ontem.

Em princípio, o ministério considera que os erros foram resultado de inépcia e não de má-fé.

Ou seja, na avaliação do MEC não houve desvio de recursos, já que a coleção foi impressa e distribuída.

Dependendo do resultado da sindicância, os eventuais responsáveis poderão ser condenados a devolver o dinheiro, pagar multa e, caso sejam servidores públicos, até mesmo perder o cargo.

A coleção Escola Ativa foi criada em 1998, no governo Fernando Henrique, e era distribuída anualmente.

Em 2008, no segundo mandato do governo Lula, o MEC decidiu revisar e atualizar o material. As mesmas autoras foram chamadas e uma equipe editorial, formada por servidores da Secad, cuidou do assunto.

A impressão foi feita na gráfica Posigraf, de Curitiba.

A coleção atualizada começou a ser distribuída em junho para ser usada neste ano letivo de 2011.

Segundo o MEC, ninguém alertou o ministério sobre os erros, que teriam sido detectados por funcionários da pasta.

O grupo de servidores da equipe editorial da Secad, segundo o ministério, deixou a secretaria, em meio à saída de André Lázaro — o então secretário trocou de endereço na Esplanada, logo no início do governo Dilma, assumindo a secretaria-executiva da pasta de Direitos Humanos.
FONTE: http://oglobo.globo.com/blogs/educacao/

ESTOU PRESTES A VIRAR DOCENTE, MAS TENHO VERGONHA SE FOR TER QUE LECIONAR OS MEUS ALUNOS COM ESSE LIVRO DO MEC QUE ENSINA O "ERRADO". 

CASO PALLOCI

08/06/2011

Em privado, oposição admite que a CPI não deve sair

Antônio Cruz/ABr
Sob refletores, líderes da oposição mantêm as lanças erguidas contra Antonio Palocci em riste. Nos subterrâneos, reconhecem que a demissão esvazia a crise.
No início da tarde desta terça (7), quando Palocci ainda era ministro, deputados e senadores oposicionistas reuniram-se para reordenar a estratégia.
Parte dos presentes avaliava que, ao livrar Palocci de um inquérito, o procurador-geral Roberto Gurgel blindara o alvo e esvaziara a crise.
A certa altura, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) levou à mesa um comentário inusitado. Recomendou comedimento.
Um dos presentes reproduziu a frase de Lucena ao repórter assim: “Temos que ter cuidado, daqui a pouco essa turma se vira contra a gente”.
Àquela altura, tonificado pelas assinaturas de mais dois governistas –Pedro Taques e Cristovam Buarque, ambos do PDT— o pedido de CPI parecia viável.
O líder tucano Alvaro Dias informou aos companheiros que o requerimento já somava 23 jamegões. Para por a CPI de pé, faltavam quatro.
Às voltas com o tratamento de uma leucemia, Itamar Franco (PPS-MG) comprometera-se a rubricar.
De resto, dois senadores do PMDB –Pedro Simon e Ricardo Ferraço— acenavam com a hipótese de aderir à CPI.
Consumada a demissão, Simon subiu à tribuna. Elogiou Palocci. Disse que já não considera necessário nem que fosse convocado a depor numa comissão regular.
Quanto a Ferraço, condicionara seu apoio à obtenção de 26 assinaturas. A dele seria a 27a. Completaria a lista da CPI. Algo, agora, improvável.
Murcharam também os planos de arrastar Palocci para prestar depoimento numa comissão ordinária do Legislativo.
Ministro, Palocci teria a obrigação constitucional de comparecer em caso de convocação. Sem o cargo, não pode senão ser convidado.
O petista Marco Maia, presidente da Câmara, nem se deu ao trabalho de anular a manobra oposicionista que resultara na convocação de Palocci.
Considerou prejudicado o requerimento aprovado simbolicamente na conturbada sessão da Comissão de Agricultura, na semana passada.
Assim, Palocci saltou da condição de quase depoente numa CPI que esperava para acontecer para a de alvo praticamente inatingível.
Um pouco porque um pedaço da oposição parece recear o revide. Em parte por falta de instrumentos e de apoio legislativo.
Sob densa camada de lero-lero, a única iniciativa prática adotada pela oposição foi o encaminhado de ofícios ao procurador-geral da República.
Num deles, requisitou-se a Roberto Gurgel acesso ao papelório que Palocci enviou ao Ministério Público.
O pedido deve ser negado, sob a alegação de que há nas folhas dados protegidos pelo sigilo fiscal.
Noutro ofício, requereu-se que Gurgel envie os dados de Palocci à Procuradoria no DF, que o investiga por suposta improbidade administrativa.
Nesse ponto, a oposição deve ser atendida. Os advogados de Palocci já trabalham, porém, para anular o ímpeto do Ministério Público brasiliense.
FONTE: http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

DIZEM QUE ESSE PAÍS É UMA DEMOCRACIA, ENTÃO ME EXPLIQUEM PORQUE LADRÃO NÃO VAI PRA CADEIA. 

A FIFA COPIOU O BRASIL: CASO DE CORRUPÇÃO VIRA PIZZA

SEM EXPLICAÇÃO, PRESIDENTE DA CBF SE ENCONTRA COM O REPRESENTANTE DO MERCADO NEGRO DE NEGÓCIOS:
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, teve seu nome envolvido em mais um escândalo – desta vez, relacionado ao mercado negro de ingressos. O jornal norueguês “Dagbladet” revelou nesta segunda-feira que o dirigente brasileiro se reuniu no fim de 2009, na África do Sul, com um representante da Euroteam, empresa que revende entradas para eventos esportivos e culturais.
A companhia atua como uma espécie de cambista: compra ingressos e os revende a preços superiores. A Euroteam, inclusive, já foi acusada de adquirir entradas através de membros da Fifa, que as conseguem sem qualquer custo.
Além de Teixeira, o presidente da Conmebol, Nicolas Leóz, também esteve com um representante da empresa norueguesa. Os dois fazem parte do Comitê Executivo da Fifa. De acordo com o “Dagbladet”, o funcionário da Euroteam deixou claro para ambos o que fazia e quais eram suas intenções.
Este teria sido o primeiro encontro do representante com Teixeira. Leóz já o conhecia de outra oportunidade.
A Euroteam foi apontada pela Fifa como sua principal inimiga no mercado de ingressos. Leóz, no entanto, demonstrou ter relação cordial com a companhia, segundo diálogo revelado pelo “Dagbladet”.
- Ingressos? – perguntou o mandatário da Conmebol ao receber um convite do representante da empresa para um almoço.
O “Dagbladet” entrou em contato com a Euroteam para saber o propósito dos encontros. Perguntado se os dirigentes venderam ingressos, o representante da empresa disse que não comentaria e riu.
Procurados pelo diário norueguês, Ricardo Teixeira e seu assessor de imprensa, Rodrigo Paiva, não quiseram explicar o motivo do encontro com a Euroteam. Fifa e Leóz também não comentaram o assunto.
FONTE: http://www.blogtvkajuru.com/

ISSO É UMA VERGONHA E EU ACHAVA QUE A FIFA ERA UMA ENTIDADE SÉRIA, MAS RICARDO ME PROVOU EXTAMENTE O CONTRÁRIO. SEM MAIS PALAVRAS.